Android 10 ainda é o mais utilizado após 14 meses de Android 11


Fragmentação. Essa palavra sempre ganha destaque quando o Google lança uma nova versão do Android. Isso porque, embora a empresa não informe mais as taxas mensais de adoção do seu software, todo mundo já sabe que demoram alguns anos para que uma nova versão do sistema se torne popular.


Ao observar os números do Android Studio, isso fica evidente, uma vez que o Android 10 atualmente é a versão mais popular do sistema, com 26,5% de participação. Já o Android 11 - que era a versão mais atual até outubro - está estacionado com 24,2% de mercado.


Já são 14 meses desde o lançamento do Android 11 e esse período ainda não foi o suficiente para fazer essa versão do software se tonar a mais popular entre o público. Mesmo assim, ao somar as versões 10 e 11 é possível concluir que elas estão presentes em mais de 50% dos smartphones em uso.

Quando o assunto é o Android 12, diferente do que acontece no mundo dos sonhos do iOS, o novo sistema operacional sequer aparece na listagem. Claro que isso já era esperado, uma vez que o software tem pouco mais de um mês no mercado e apenas celulares Pixel já receberam o update.


Por enquanto, não sabemos como será o desempenho do Android 12 e da versão 12L no mercado, mas tudo indica que em 2022 estaremos aqui comentando que o Android 13 já foi lançado e o 12 ainda não é o mais popular. A história se repete todos os anos.


Cabe lembrar que o Google recomenda que os desenvolvedores usem os dados do Android Studio para criar novos aplicativos. Por isso, podemos dizer que os números divulgados hoje são oficiais.


Fonte: Tudo Celular

0 comentário