Android 12 deve trazer modo PiP aprimorado, novas animações para bolhas de notificação e mais


Ainda sem confirmação oficial por parte da Google, o Android 12 já tem sido assunto de destaque na internet em virtude dos diversos vazamentos divulgados pelo site XDA Developers. Com uma extensa cobertura sobre o novo sistema do robozinho, o portal de desenvolvedores já confirmou o codinome interno do Android 12, Snow Cone, trouxe detalhes do redesign da interface e seu novo "Material NEXT", além de indicar que veremos um modo de uma mão nativo.


Pois o XDA Developers acaba de divulgar mais novidades, desta vez relacionadas ao modo Picture-in-Picture e mais algumas funcionalidades do Android. Como é possível perceber desde os primeiros vazamentos, e até mesmo antes, durante as versões de testes do Android 11, a Google vem integrando cada vez mais recursos encontrados em interfaces de parceiras como a Xiaomi e a Samsung. Vamos às mais recentes:


Modo Pip aprimorado

Adicionado junto à estreia do Android 8.0 Oreo, o modo Picture-in-Picture (PiP) permite a reprodução de vídeos em pequenas janelas por todo o sistema. A cada nova versão do Android, o PiP foi recebendo aprimoramentos, sendo a mais recente a possibilidade de escalonar o tamanho da janela ao arrastar uma de suas pontas para dentro ou para fora.


No Android 12, a Google vai adicionar o gesto de pinça para facilitar a manipulação do tamanho, bem como dois toques para variar entre o tamanho máximo e o definido pelo usuário, com uma animação suave durante as transições. Outra novidade é a função de "stashing", que permite esconder a janela PiP temporariamente nas bordas da tela, bastando arrastá-la para o canto. De lá, é possível trocar o lado no qual o vídeo está escondido e sair do modo com apenas um toque.


Novas animações para bolha de notificações

Incluídas em fase de testes no Android 10 e então oficializadas no Android 11, as bolhas de notificações à la Facebook Messenger devem ficar mais encorpadas no Android 12. Além de suavizar as animações já existentes, as novas bolhas devem ganhar um animações de fading e escalonamento ao serem arrastadas quando estão expandidas.


Outra novidade interessante é sua disposição quando o celular estiver posicionado na horizontal. Ao invés de serem exibidas no topo, as bolhas serão agora alinhadas à esquerda do painel. Fora isso, o recurso ganharão tamanho flexível e possibilidade de fixação, dois itens que podem ser destinados ao Chrome OS e seu container ARC++.


App pairs

Por fim, o Android 12 também deve trazer melhorias ao modo de tela dividida, com a chegada do App Pairs. A função permitirá a abertura de dois apps simultaneamente no modo de tela dividida, além de manipulá-los em conjunto e de trocar sua posição ao tocar duas vezes na divisória. Essa funcionalidade não é exatamente nova, com interfaces de outras fabricantes, como a One UI da Samsung, já integrando recurso semelhante.


Fonte: Tudo Celular


0 comentário