Em parceria com a Ray-Ban, Facebook lança óculos de sol que grava vídeos


Na última quarta-feira, a Ray-Ban atualizou sua página oficial com um teaser do novo óculos de sol que estaria lançando em conjunto com o Facebook. Contrariando expectativas da mídia, o Ray-Ban Stories é um óculos de sol inteligente, com design típico Ray-Ban capaz de gravar vídeos, através do app Facebook View. O óculos possui bateria com duração de até 6 horas e não apresenta funcionalidades de realidade aumentada, como era esperado após anúncio da parceria em 2020.


Alex Heath, do site The Verge, testou o Ray-Ban Stories que será comercializado por US$ 299 (1.586 em conversão direta), a partir desta quinta-feira (09) em todas as lojas Ray-Ban. Até o momento, não há confirmação de quando o produto chegará ao Brasil. A armação apresenta duas câmeras frontais de 5MP para captura de imagens. De acordo com Heath, o óculos pesa apenas um pouco mais do que um óculos de sol normal, sendo prático para utilizar durante o dia a dia. Além disso, também é possível colocar lentes de grau no óculos.


O óculos sincroniza automaticamente com o app Facebook View, onde os vídeos podem ser editados e compartilhados para outros aplicativos no smartphone. Há duas maneiras para iniciar a captura de imagens: através de um botão na parte superior do óculos, ou ao falar "Hey Facebook, take a video" (Ei Facebook, grave um vídeo). A adição de microfones e auto-falantes na lateral permitem gravação e reprodução de áudio, através do Bluetooth. Com um deslizar de dedos pela armação é possível aumentar ou diminuir o volume do áudio que está sendo reproduzido.


Apesar de não apresentarem funções de realidade aumentada, ambas as companhias afirmam que Ray-Ban Stories é o primeiro passo para mais óculos inteligentes com realidade aumentada. Uma pequena luz no interior do óculos oferece diversas informações ao usuário: verde para bateria carregada, laranja para pouca bateria, azul para pareamento, vermelho para superaquecimento ou sem bateria, além de branco para erro na captura. Outra pequena luz na parte anterior, localizada acima da câmera, liga toda vez que uma gravação é iniciada.


Segundo informações do Facebook, o Ray-Ban Stories leva 1 hora para carregar e possui bateria com duração de até 6 horas, com uso intermitente. O carregador vem embutido no caixa do óculos, com encaixe para cabo USB-C. Apesar de Zuckerberg ter divulgado um video teaser gravando com o óculos no oceano, o Ray-Ban Stories não é resistente à água, portando cuidado ao utiliza-lo. Tendo em vista a duração da bateria e as duas câmeras de 5MP, parece que o óculos de sol foi desenvolvido para uso em momentos que as mãos estão ocupadas e não com a intenção de substituir boas câmeras fotográficas.


O Facebook acredita ter desenvolvido um óculos inteligente acessível capaz de oferecer capturas de imagem com facilidade e a possibilidade de exportar para múltiplos aplicativos, aumentando as possibilidades de compartilhamento e edição.


Fonte: Mundo Conectado



1 comentário