Fiat lança 500e, o seu primeiro carro 100% elétrico no Brasil


Os próximos anos serão marcados pela chegada de novos veículos elétricos ao Brasil, com promessas cada vez melhores de autonomia e, com a popularização, de acessibilidade. Quem acaba de entrar nesse mercado brasileiro é a Fiat, com o lançamento do 500e, seu primeiro carro 100% elétrico.


Ele tem autonomia para rodar 320 km (podendo chegar a 460 km dependendo do uso) e suporte a recarga em tomadas convencionais de 110V e 220V e chega com um preço elevado em relação aos modelos comuns no país: R$ 239.990. É a versão chamada Icon, com todos os equipamentos e adições disponíveis —e a única a chegar por aqui.

A Fiat anuncia que o custo por carga completa da bateria fica em torno de R$ 35 – valor variável conforme a localidade e a tarifa cobrada na energia. Com isso, a fabricante traz um consumo equivalente a 62 km/l.


Além de lançar o novo carro, a Fiat também estabeleceu uma parceria com a rede Estapar para oferecer 250 pontos de recarga gratuitos em 23 cidades de 10 estados brasileiros, além de concessionárias que terão um posto particular.


Para quem quer saber da força dessa novidade, o motor elétrico ultrasilencioso tem 87 kW, equivalente a um motor a combustível com 118 cavalos de potência a 4.200 RPM. O veículo possui também frenagem regenerativa, garantindo recarga de energia pelo próprio veículo enquanto está sendo dirigido.

Ainda quanto à recarga, vale destacar que optar pelas tomadas convencionais de 110V e 200V leva a um processo de 24 horas para poder "encher o tanque" de energia. Já a opção de recarga rápida deve ser feita com os carregadores Wallbox com plugue europeu, que suportam até 85 kW de energia —e que em 5 minutos já podem garantir rodagem de 50 km pela cidade.


A Fiat garante que qualquer um dos dois métodos não prejudica a vida útil da bateria.

O modelo também traz opções de conectividade. Graças a uma parceria com a TIM, o Fiat 500e conta com a plataforma Connect Me, que ajuda a trazer alertas de manutenção e controle remote por meio da Amazon Alexa ou aplicativos de smartphones, além de trazer atualizações remotas.


Podem ser adquiridos pacotes de dados separadamente para habilitar Wi-Fi no veículo. O display no painel também permite o espelhamento sem fio de smartphones através do Apple CarPlay ou Android Auto, além de Bluetooth, USB e rádio AM/FM.


O Fiat 500e chega nas cores cinza fosco, verde, branco e preto e sua pré-venda do elétrico começou na quarta (4) e os 20 primeiros compradores levarão (ou já garantiram) um carregador Wallbox da WEG.


Fonte: Tudo Celular


0 comentário