Google lança "One Tap", recurso que permite login sem senha em apps terceiros


As gigantes tecnológicas vêm apostando em soluções mais rápidas e seguras para usuários fazerem login em aplicativos de terceiros. O recurso “Login com o Google”, por exemplo, permite a autenticação em sites e dispensa a necessidade de preencher um formulário, mas ainda há preocupação sobre a privacidade e segurança de dados


Com essa problematização, a gigante das buscas anunciou uma nova família de APIs. O Google Identity Services é um SDK (kit de desenvolvimento de software, na sigla em inglês) que inclui a função de “Login com o Google” e o “One Tap”, ferramenta que promete revolucionar o uso da plataforma em sites parceiros.


O One Tap, de acordo com a publicação em seu blog oficial, usa tokens seguros para cadastrar usuários em apps de terceiros permitidos pelo Google. É explicado que a interface da ferramenta aparecerá no canto inferior direito nas versões desktop de sites suportados; para as versões mobile, a opção surgirá na parte inferior da tela.


O One Tap incluirá o nome e endereço de e-mail do usuário, que poderá fazer login rapidamente através do botão dedicado. Além disso, a empresa também atualizou o design do botão de “Login com o Google” que promete “melhorias na consistência da interface e experiência de usuário em toda a web”, segundo a própria.


Visando oferecer mais segurança aos adeptos à nova API, a gigante das buscas também implementou várias medidas para proteger usuários e atenuar vulnerabilidades conhecidas, como o “sequestro de cliques”, rastreamento de pixels, entre outras.

O Google informa que sua nova solução traz um bom retorno para as plataformas que utilizam seu método de autenticação, divulgando que a ferramenta pode dobrar a quantidade de cadastros em sites e apps adeptos. De acordo com a big tech, o Pinterest implementou o Identity Services e observou um impacto positivo na quantidade de logins e inscrições.


Fonte: Tudo Celular


0 comentário