• mktsenhorsmart

Google trabalha em "Microdroid", um Android simplificado para máquinas virtuais


O Google está trabalhando em mais uma novidade bem bacana para o sistema operacional (SO) Android: o Microdroid, que será nada mais e nada menos do que uma versão altamente simplificada do programa. A ideia é criar uma edição do software que seja mais leve para execução em máquinas virtuais (VMs, do original em inglês virtual machines), facilitando a vida de desenvolvedores que precisam criar e testar aplicativos para o ecossistema.


Atualmente, os programadores utilizam a imagem genérica de sistema (generic system imagem ou GSI), que nada mais é do que o “Android puro”, para virtualizar o SO e trabalhar em seus projetos. O Microdroid deve tornar tal trabalho menos dispendioso. Ademais, como comentado pelo site XDA Developers, há chances de que esse micro-sistema também seja embutido no Android em si para otimizar a segurança dos dispositivos móveis.


Tudo indica que o Gigante das Buscas pretende habilitar o KVM, sistema de virtualização de código aberto baseado no kernel Linux, em dispositivos com processadores ARM 64. Isso permitiria que o Microdroid executasse, ao nível do sistema principal, sistemas de proteção de direitos autorais (DRM) e soluções de criptografia.


Esse projeto pode ter ligações com o mecanismo de segurança corporativa Type-1 Hypervisor inaugurada no Snapdragon 888, que permite separar o smartphone em dois ambientes distintos (um pessoal e outro para trabalho), de forma que eventuais aplicativos instalados em um não afete a integridade dos dados salvos no outro. O Microdroid facilitaria bastante essa divisão.


Não há previsão para que o projeto seja revelado oficialmente, mas podemos estimar que ele será anunciado junto com o Android 12.


Fonte: Canal Tech

0 comentário