Muito mais velocidade! Brasil inaugura cabo submarino de 72 TB/s ligado a Europa


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou na manhã desta terça-feira (1) da inauguração do novo cabo submarino de Internet que liga o Brasil à Europa, mais especificamente à cidade de Sines, em Portugal. A conexão tem como ponto de ancoragem o município de Fortaleza, no estado do Ceará, permitindo um tráfego de dados de alta velocidade, atingindo até 72 TB/s com latência de apenas 60 ms.


O projeto foi desenvolvido pela empresa privada EllaLink e contou com a colaboração financeira da Comissão Europeia e do Brasil, que investiu um total de R$ 56 milhões para que a nova tecnologia fosse implementada em território nacional, facilitando a troca de dados com os demais países e dispensando a intermediação dos Estados Unidos.


O cabo possui 6 mil quilômetros de comprimento e permitirá uma conexão rápida, estável e com baixa latência no envio ou recebimento de dados, proporcionando uma redução de até 50% no atraso se comparado com a tecnologia convencional. O governo brasileiro também informou que o cabo submarino se estenderá para outros pontos do país, chegando ao Rio de Janeiro e São Paulo, passando também por outros países durante o trajeto, como Cabo Verde e Guiana Francesa, por exemplo.


A empresa responsável pelo cabo informou que a infraestrutura permitirá um acesso de "acesso de alta qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações, por meio de uma conexão direta de alta velocidade e baixíssima latência". A tecnologia será usada para aumentar a velocidade das instituições de pesquisa e universidades brasileiras.


Fonte: Tudo Celular

0 comentário