TCL registra patente de celular com módulo de câmera destacável e tela sem entalhe


A TCL é uma marca presente em diversos segmentos, e desde smart TVs a smartphones, a multinacional chinesa busca implementar tecnologias avançadas e bons recursos em produtos acessíveis, como a TCL P615 .


Um passo mais audacioso após cancelar os projetos de um celular dobrável que rivalizaria com o Samsung Galaxy Z Fold 3 foi registrado na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA). A fabricante patenteou um celular com câmeras destacáveis, possibilitando o uso do mesmo componente para fotografias comuns e selfies.

O documento descreve um smartphone com design mais robusto e sem a presença de curvas. Esse dispositivo tem bordas relativamente finas e simétricas na tela que dispensa o uso de entalhe para a câmera frontal.


Para reposicionar o módulo, há dois pequenos conectores que compõem a interface de conexão. As lentes ficam voltadas ao rosto do usuário quando instaladas na lateral, oferecendo melhor resolução e qualidade de imagem em selfies. Por ora, não é possível afirmar se a empresa, de fato, utilizará sua patente em um lançamento futuro.

Vale notar que existem soluções alternativas a essa tecnologia no mercado — as câmeras “flip” ou rotatórias são capazes de unir boa qualidade em retratos e experiência de tela cheia em celulares como o ASUS Zenfone 8 Flip. Há também modelos que utilizam câmera sob a tela, como o ZTE Axon 30 5G e o Xiaomi Mi Mix 4.


Por outro lado, outras fabricantes também flertam com o conceito de equipamentos modulares. A vivo vem registrando uma série de patentes que descrevem câmeras pop-up destacáveis e módulos com lentes que integram uma tela secundária. Em janeiro deste ano, a Xiaomi também mostrou uma forma de extinguir o notch através de câmeras removíveis.


Fonte: Tudo Celular


0 comentário