Uso de tela AMOLED em celulares irá aumentar para 46% em 2022


As fabricantes de smartphones continuam trabalhando em novas tecnologias para aprimorar seus lançamentos e com o passar das gerações, é comum que os dispositivos passem a adotar alguns padrões que facilitam os reparos e que também melhoram a qualidade da indústria como um todo.


As telas AMOLED são algumas das mais recentes do mercado e usadas por alguns dos principais dispositivos, mas de acordo com uma pesquisa feita pelo DRAMeXchange, o uso dessa tecnologia será maior nos próximos anos.

Apple, Samsung e outras marcas de celulares chinesas estão aumentando a importação de telas AMOLED para seus dispositivos, segundo a DRAMeXchange.


O relatório mostra que os smartphones de 2021 com telas AMOLED possuem uma taxa de penetração de mercado de 42%. Apesar disso, as fabricantes continuam investindo na expansão da produção de AMOLED, com uma taxa de penetração podendendo aumentar para 46% em 2022.


Curiosamente, dados do início do ano passado, mostravam que os smartphones com telas AMOLED dominariam 39% do mercado em 2021, mas o resultado final foi uma superação das expectativas, mostrando que a tecnologia está de fato dominando o mercado.


A TrendForce Consulting afirma que o abastecimento massivo de AMOLED DDI e o desejo das fabricantes em expandir o uso de telas AMOLED são o fator principal para o aumento na penetração de mercado desse tipo de produto.

O processo AMOLED DDI exige 40nm e 28nm com processos dedicados de 8V de voltagem média. Apesar disso, o abastecimento de capacidade de processos dedicados em 2021 é limitado. Além disso, a fábrica da Samsung no Texas suspendeu o trabalho por conta de uma nevasca no início de 2021, resultando na falta de AMOLED DDI.


O TrendForce Consulting afirma que a UMC trabalha em um plano de expansão para a fabricação de AMOLED DDI de 28nm, que pode ser concluído ao final de 2023. Com isso, o fornecimento desse componente deve ficar melhor no ano que vem, além de outras fábricas terem planos de desenvolver um processo dedicado ao AMOLED DDI.


Fonte: Tudo Celular

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo