Volvo quer transformar para-brisa dos seus veículos em displays inteligentes melhores que HUD


Para os próximos anos, a Volvo está desenvolvendo um para-brisa inteligente para seus carros. A ideia é que esse grande display exiba dados que geralmente fazem o motorista perder o foco na estrada.


O plano, até então, é usar um filme óptico fino de multicamadas (MLTC) no painel frontal e nas janelas dos carros que transforma os vidros em painéis intuitivos com qualidade superior ao HUD automotivo, acessório que projeta via espelhamento conteúdos no vidro. Essa tecnologia vem sendo pesquisada pela startup Spectralics, que recentemente recebeu um bom investimento do Fundo de Tecnologia da Volvo. Essa empresa está contribuindo nas pesquisas sobre filme óptico.


Como a Spectralics explica, quando seu MLTC é usado no para-brisa de um carro, ele cria um campo de visão extra amplo para a sobreposição digital, no processo fornecendo aos motoristas uma sensação de distância com objetos virtuais sobrepostos no ambiente do mundo real. Algumas informações que apareceriam para o motorista, então, seriam velocidade, obstáculos na rodovia e vídeos que compensariam os pontos cegos dos retrovisores. Segundo informações, a função que destaca o trajeto deve ser especialmente útil durante situações climáticas como nevoeiros ou chuvas fortes.


Apesar de ser bastante empolgante, essa tecnologia ainda enfrenta obstáculos, como o seu preço de mercado, implantação, instalação e trocas. A própria Volvo admite que ela está em um estágio inicial de desenvolvimento. No entanto, a nova tecnologia pode tornar os veículos muito mais seguros e ajudar a melhorar a experiência dos motoristas no carro, de acordo com a empresa.


Fonte: Mundo Conectado

0 comentário